terça-feira, 23 de outubro de 2007

Paula Rego em Madrid

Ainda não sei bem como aconteceu, mas quando dei por mim estava à porta do Museu Reina Sofia para ver a Retrospectiva da obra de Paula Rego .

Voltar a Madrid, foi um desejo que ficou de há 8 anos, quando regressava a Portugal no Lusitânia Expresso com a sensação que tinha deixado algo naquela cidade para mais tarde recolher.

Em Madrid respira-se Arte, admiro principalmente a arquitectura onde nada parece ter sido deixado ao acaso... as ruas têm vida própria, cada monumento tem um pormenor e depois claro, os Museus...

Que melhor pretexto tinha para voltar senão este: Paula Rego em Madrid! Dois sonhos que se complementam. Claro que o fim-de-semana foi curto para tudo o que havia para ver, mas
valeu a pena!
A Exposição é surpreendente, nunca pensei que os quadros fossem tão grandes!! Cada sala em que entrava cortava-me a respiração... ver ao
vivo todas aquelas obras que há já alguns anos fazem parte do meu grupo de favoritos.

Admiro principalmente o mistério que envolve cada obra, a força das expressões de cada personagem e ao mesmo tempo a delicadeza dos pormenores.
Depois e já que ali estávamos, não podíamos ir embora sem ver a Guernica do Picasso e algumas obras do Dali e do Miró.

Sobrou-nos poucas horas, onde tentamos ver o máximo possível da Cidade, mas já com o cansaço a fazer frente a energia extenuante dos “Nostros Hermanos”.
Resta-me agradecer aos dois resistentes que me acompanharam e que espero que tenham gostado tanto quanto eu.

Bons Encontros!

4 comentários:

Anónimo disse...

Foi de facto espantoso, recomendo vivamente, porque nunca vi por m2 tantas obras de tais dimensões e de tão boa qualidade, quanto á viagem foi muito agradavél e Barcelona está de Pé quando quiserem!!! ;0)

Anónimo disse...

Não tenho a vossa veia artística, como bem sabem. Aliás, sou mesmo um leigo no que toca a este tipo de assuntos. Mas admito que fiquei cativado com a experiência de "olhar para um quadro" - "olhar" por exemplo , para um quadro da Paula Rego e nele reflectir questões existenciais.

A viagem foi muito bem disposta, como não poderia deixar de ser por estar na vossa companhia.

Barcelona.. - "Ainda falta muito, pra chegar..??

Há!! E.. Madrid cheira a peixe frrrito..

Célia Jordão Alves disse...

Olá! Obrigada pela tua visita e pelo teu comentário. Realmente os nossos posts sobre Madrid e sobre a Paula Rego quase se sobrepõem.
:-)

Parabéns pelos teus desenhos. Alguns estão mesmo muito bonitos. Continua. Eu irei passando por aqui. ;-)

Célia Jordão Alves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.